Portos.
Monitoramento de Operações Portuárias em Modelos Integrados 3D.
Drones especializados para levantamentos precisos, incluindo mapeamento 2D e 3D de áreas secas públicas e restritas.
Recursos avançados, como sensores LiDAR, para coleta de dados detalhados de terreno e superfície, permitindo análises abrangentes de contêineres e veículos de carga estacionados.
Aumento da consciência situacional com o uso de mapas 2D no Portal de Segurança Física e modelos 3D no Portal Integrador e de Supervisão Operacional.
Utilização de drones de asa fixa para capturar imagens aéreas, produzindo ortomosaicos e cartas planialtimétricas detalhadas.
Emprego de drones de asa rotativa equipados com sensores LiDAR para coletar dados precisos do terreno e da superfície, resultando em modelos 3D detalhados.
Realização de levantamentos periódicos para revisar a contagem de contêineres e veículos de carga estacionados.
Cobertura abrangente de todas as áreas secas públicas e restritas controladas, permitindo a criação de modelos 3D volumétricos para análise de ativos e regiões sem cobertura de câmeras.
Melhoria da consciência situacional através da integração de mapas 2D no Portal de Segurança Física e modelos 3D no Portal Integrador e de Supervisão da Operação.
Realização de comparações entre imagens de radar recentes e de uma semana anterior para identificar embarcações não registradas por sinais AIS em posições correspondentes.
Capacidade de localizar embarcações ancoradas que se aproximam, mesmo fora do alcance dos radares terrestres convencionais.
Disparo de alertas sobre embarcações não identificadas para serem tratados pelo Procedimento Operacional Padrão no Portal de Segurança Física, com monitoramento contínuo no Portal Integrador e de Supervisão da Operação.
Integração em tempo real das posições de embarcações provenientes de Radares Terrestres e sistemas VTMIS legados, comparando as coordenadas geográficas com sinais AIS de fontes como a Marine Traffic para detectar embarcações não identificadas ou com sinais AIS suspeitos.
Envio de alertas sobre tais embarcações para tratamento de acordo com o Procedimento Operacional Padrão no Portal de Segurança Física, com monitoramento contínuo no Portal Integrador e de Supervisão da Operação.
Vídeo do radar com representação clara de alvos, incluindo símbolos e identificação correspondente.
Sistema AIS com visualização gráfica detalhada, incluindo tendências de trajetória e velocidade, com opções de seleção de visualização personalizáveis.
Ferramentas operacionais avançadas, como cálculos de distância e direção, previsão de ponto de maior aproximação (CPA) e tempo estimado de chegada (ETA), além de indicações de rota e direção.
Funcionalidades de detecção avançada, incluindo alertas de arrasto de âncora, situações de potencial encontro e invasões de domínio de nave.
Sensores estratégicos em áreas secas públicas e restritas enviam leituras regulares para o Portal de Segurança Física e o Portal Integrador e de Supervisão da Operação, monitorando temperatura, umidade, precipitação, vento, luminosidade, UV e pressão atmosférica.
Eles podem ser configurados para acionar alertas no Portal de Segurança Física ao detectar condições climáticas extremas, como ventos fortes ou chuvas intensas, sugerindo possíveis interrupções temporárias das operações.
Esses sensores versáteis são compatíveis com redes Wi-Fi, 2G e 4G, e são alimentados por um painel solar de 10W, 18V/600mA.
A integração de câmeras convencionais e PTZ nos arredores das áreas secas públicas e restritas controladas ajuda a detectar acessos não autorizados e auxilia no tratamento de alarmes. Isso é possível graças à visualização ao vivo e ao controle remoto pelo Portal de Segurança Física.
Os alarmes gerados por análises de vídeo, como a identificação de pessoas e veículos em áreas de risco, são tratados com base nos Procedimentos Operacionais Padrão no Portal de Segurança Física, e acompanhados no Portal Integrador e de Supervisão da Operação.
Além disso, é possível visualizar o status das câmeras (online ou offline) tanto no Portal de Segurança Física quanto no Portal Integrador e de Supervisão da Operação.
O Sistema de Comunicação Crítica do Porto integra diversas tecnologias de comunicação em um único console operacional acessível por navegador web. Isso permite a comunicação por voz com embarcações e com grupamentos especializados da Guarda Portuária, oferecendo chamadas privadas e em grupo de forma eficiente.
Além disso, o sistema viabiliza a troca de mensagens de texto, compartilhamento de vídeos ao vivo e localização de agentes da Guarda Portuária por meio de terminais móveis. Também conta com uma função de detecção de emergências para identificar quando um agente está em perigo.
O Portal de Segurança Física no CCCOM oferece licenças para usuários visualizarem leituras e receberem alertas de diversas fontes, incluindo embarcações não identificadas, estações climatológicas e análises de vídeo.
Essas licenças capacitam os usuários a lidar com cada alerta conforme os Procedimentos Operacionais Padrão predefinidos pela Autoridade Portuária de Santos, fornecendo orientações detalhadas até que os alertas sejam resolvidos ou reconhecidos como ocorrências para serem tratadas.
O tratamento desses alertas abrange recursos como a visualização de vídeos ao vivo com controle de câmeras, o acionamento da Guarda Portuária via aplicativo de mobilidade, a solicitação de novas inspeções com drones e o envio de pedidos de assistência para entidades como a Marinha, Polícia Militar e SAMU.
O Portal Integrador e de Supervisão da Operação no CCCOM oferece licenças para usuários visualizarem leituras e receberem alertas de várias fontes, incluindo imagens de radar orbitais e radares terrestres de embarcações não identificadas, estações climatológicas e análises de vídeo.
Essas licenças fornecem acesso a mapas, dashboards e relatórios dinâmicos e pré-formatados para acompanhar em tempo real e consultar o histórico de leituras e alertas.
Além disso, o portal permite a visualização de informações sobre ortomosaicos e cartas planialtimétricas 2D de alta resolução, modelos 3D de terreno e superfície levantados por drones, e modelos 3D BIM de edificações e infraestruturas obtidos por scanners terrestres.
Licenças para os grupamentos da Guarda Portuária concedem acesso a um Aplicativo de Mobilidade Operacional, possibilitando rastreamento contínuo do usuário por GPS e a indicação do status do usuário, como disponível para despacho, a caminho de uma ocorrência ou indisponível devido ao horário de almoço.
Eles recebem ocorrências despachadas pelo Portal de Segurança Física no CCCOM e têm a capacidade de criar ocorrências de campo para “auto despacho”. Os aplicativos são configurados com formulários personalizados para coleta de dados e finalização de ocorrências adaptados a cada grupamento, como Guarda, Brigada de Incêndio, Patrulhamento Marítimo e Rocam.